Em novo endereço

Blog do Wallace - http://wsantacruz.com.br

Fone: (84) 9983-2318

Email: wallacemaxsuel@yahoo.com.br

MSN: wallacemaxsuel@hotmail.com

Pesquisar este blog

Café com debate

Mais um café da manhã com os leitores... Qual o assunto de todas as esquinas desta manhã?

Debate da InterTV Cabugi.

O debate foi um massacre para o candidato Iberê Ferreira, todos os candidatos atacaram o atual governo, que Iberê tentou transparecer não ser responsável pelo fracasso citado a todo momento.

Ronconi foi o candidato com maior tempo em debate e aproveitou bem este tempo, fez propostas interessantes e foi polêmico na questão dos programas assistêncialistas, quando Iberê lhe perguntou sobre os restaurantes populares. Para Ronconi, os governos tentam ganhar votos pela necessidade da população e é preciso dar condições para que o povo possa produzir.

Sandro Pimentel foi outro candidato com um bom tempo de debate, aproveito este espaço para "escancarar o verbo" e atacou os três principais candidatos da disputa estadual. Falou sobre a educação em Mossoró, que tem mais de 17% de analfabetos; Criticou a todo momento as políticas aplicadas na gestão Wilma-Iberê, educação, saúde e saneamento foram algumas áreas atacadas pelo candidato; e por último citou o escândalo da CEI, quando perguntou a Carlos Eduardo sobre o tratamento dado pelo ex-prefeito a saúde da capital potiguar.

Carlos Eduardo foi o homem de gelo do debate, não atacou tanto e quando atacou não esqueceu da prefeita Micarla de Sousa. Carlos perguntou por que Rosalba apóia uma gestão incompetente como a da prefeita Micarla. Rosalba evitou tocar no assunto e explicou que como Governadora será parceira da Prefeitura de Natal.


Rosalba Ciarlini foi a candidata mais tranquila do debate, evitou ataques mais fortes e ficou no plano do debate, procurando expor as suas idéias para um possível Governo do Estado.

Iberê foi massacrado pelos adversários, todos atacaram o Governo Wilma-Iberê. Iberê, por sua vez, evitou de tomar a responsabilidade para si, dizendo que assumiu o Governo este ano, pois anterior a isso era secretário de recursos hídricos. O candidato do PSB mais se comportou como oposição do que mesmo com Governo.

No final do debate aconteceu o mais esperado pelos eleitores, o duelo Rosalba-Iberê. Iberê perguntou a Rosalba sobre o partido da candidata, o Democratas, que é oposição ao Governo Lula. A candidata democrata não perdeu o ritmo e respondeu bem: "Candidato; o Rio Grande do Norte me conhece e sabe que não sou como o senhor que muda de partido quando este chega ao poder. O meu partido, o DEM, quando se deparou com indícios de corrupção em Brasília, afastou os envolvidos do partido. Mas o senhor (referindo-se a Iberê) não agiu assim quando no seu governo do qual faz parte há quase 08 anos conviveu com escândalos como o Foliaduto, Operação Hígia e Operação Ouro Negro”.

Resumindo... O debate poderia ter sido mais produtivo quanto as propostas. Esse estilo de debate já está fora de moda, é preciso modificar e transformá-lo em algo mais dinâmico e interessante para o eleitor.