Em novo endereço

Blog do Wallace - http://wsantacruz.com.br

Fone: (84) 9983-2318

Email: wallacemaxsuel@yahoo.com.br

MSN: wallacemaxsuel@hotmail.com

Pesquisar este blog

Quem tem ou não tem chances?

O Blog conversou com alguns analistas para apontar os favoritos da AL-RN. Os principais candidatos estão divididos em 5 categorias: Praticamente reeleitos [aqueles que estão tranquilos], grandes chances de reeleição [o prego está batido, falta virar a ponta], chances medianas [correm o risco de ficarem fora da corrida eleitoral], os possíveis novatos [muita gente tem chance, mas não tem vaga para todo mundo, isso tudo vai depender da força de cada coligação] e os que apresentam chances menores [tem chances, mas depende da força de cada coligação].

Praticamente Reeleitos
Walter Alves
Com a grife do pai e como o candidato jovem bacurau, o filho de Garibaldi pode ser o mais votado desta eleição e é o "puxador de votos" da coligação PMDB/PR/PV.
Márcia Maia
A filha da ex-governadora Wilma tem atenção da "máquina" e é meta eleitoral da mamãe, que pode está dando adeus a sua candidatura.
Gesane Marinho
Tem base e tem prestígio. Gesane tem patrão político forte [Robinson Faria] e acertou na dobradinha com Fábio Faria. Quem tem base e tubarão não morre na praia.
Nelter Queiroz
Com sua fúria política em alta é um dos homens fortes da candidatura de Iberê, mas também não coloca seu pescoço na corda. Vota em Iberê, mas sua cadeira é mais importante.
Antônio Jácome
É um dos candidato evangélicos desta campanha. Jácome também é médico, e como todo mundo sabe, o povo adora um doutor na política. Esse também tem patrão político forte.
Ricardo Motta
O super-hiper-mega deputado de Robinson Faria. Está sendo cotado para ser o sucessor do patrão na próxima legislatura. Esse integra a lista de quem tem patrão político forte.
Ezequiel Ferreira
Representante legítimo dos Ferreira de Souza na Assembléia, Ezequiel está trabalhando para ser o mais votado da coligação, ou até mesmo do Estado. Conseguiu municípios fortes e com grande eleitorado. Ele e Walter disputam "platonicamente" o título de mais votado desta eleição.
Gilson Moura
Tem bases fortes na grande Natal e sai de Parnamirim com uma grande votação. Está na meta eleitoral do PV, que pretende ampliar as suas bases e hoje é o partido que mais cresce no RN.

Grandes Chances de Reeleição
José Dias
O pseudo-Alves da Assembléia, diz que nunca contou com o apoio dos Alves, mas sempre está ali... Estranho não? Mas tem grandes chances de continuar na AL/RN, é um candidato que tem sempre está na memória do povo, pois não nasceu ontem e nem é candidato de primeira viagem.
Leonardo Nogueira
Atrás de um grande homem tem uma grande mulher, resumindo... Tem prefeitura forte na mão. Sua esposa é a Prefeita de Mossoró. Também é médico e mantém a máxima que doutor tem sucesso na política [nem sempre!].
Gustavo Carvalho
Se preparou para a campanha e tem demonstrado uma ótima estrutura para esta campanha. É uma das metas eleitorais de Iberê nesta eleição.
Vivaldo Costa
Em nome do Pai, do Filho, do espírito Santo... Amém. Vamos falar do Papa, este tem base, tem patrão forte[João Maia] e está numa coligação forte. Siiim, já ia esquecendo... Além de patrão forte também tem patroa forte, integra o super escalão rosalbista do Seridó.
Larissa Rosado
Foi candidata a prefeita de Mossoró, tem base política na região. É defensora do Governo Iberê, apesar de que a relação Rosados vermelhos com o Governo não anda nada bem.
José Adécio
Cópia de Zé Dias... hum? Tem base, tem história. Fez boas articulações para a campanha e poderá continuar na AL/RN por mais quatro anos.
Poti Júnior
Articulou bem a campanha e tem base na grande Natal, principalmente no seu reduto onde foi prefeito, São Gonçalo do Amarante. Conta com apoio político em outras 90 cidades. Só pecou na escolha do candidato ao Governo, pois acabou defendendo o mesmo candidato de Jaime Calado, que é seu adversário político na cidade de São Gonçalo. Mesmo assim é tido como um dos reeleitos desta eleição.
Fernando Mineiro
Tem chances de repetir o seu mandato, mas tem que ter cuidado para não morrer na praia. Outros novos candidatos petistas estão de olho na sua vaga.

Chances Medianas:
Getúlio Rego
Opositor ferrenho de Iberê. Segundo os analistas, pode entrar na "sobra das vagas". Não seria interessante a sua saída, pois é um dos parlamentares de maior qualidade do nosso Estado.
Raimundo Fernandes
Está passando por dificuldades nesta campanha. Se distanciou das bases, mas ainda lhe resta a esperança da força de um patrão forte [Robinson Faria]. Tem base política na região do Alto Oeste.
Luiz Almir
Correu logo para a Rosa, pois só assim poderia ficar na sombra dos votos populares ou populistas de Rosalba. Tem base na Zona Norte de Natal, mas precisa de "mais gás" para continuar firme na disputa.

Os possíveis novatos
Gustavo Fernandes
Filho de Elias Fernandes, o jovem bacurau está fazendo uma campanha consistente e é cotado como o 5º peemedebista a entrar na AL/RN para a próxima legislatura. Atualmente o PMDB tem 4 deputados.
George Soares
Filho de Ronaldo Soares, tem base política em Assu e tem patrão forte na jogada... João Maia. Poderá fazer uma dobradinha com o Papa.
Tomba
O ex-prefeito de Santa Cruz tem liderado algumas pesquisas e é um dos homens fortes do Governador Iberê. Tomba é o coordenador financeiro da campanha de Iberê. O ex-prefeito tem usado da imagem de Santa Rita, através do Santuário, como "fundo eleitoral" para conseguir votos dos fiéis devotos. O ponto fraco da sua candidatura é enfrentar os gigantes do PSB, sua coligação é conhecida como a "coligação pesada" ou "grupo da morte".
Miguel Weber
Marido da prefeita Micarla de Sousa. Sua eleição é prioridade dentro do partido. Miguel entraria na vaga de Paulo Dawim, que é suplente de Garibaldi.
Fábio Dantas
Será o líder dos nanicos. Cuma? Os "partidos nanicos" estão unidos em uma coligação que poderá conquistar uma cadeira na AL/RN. O filho de Arlindo Datas, Fábio Dantas, poderá ser o conquistador desta vaga.
Agnelo Alves
Ex-prefeito de Natal e Parnamirim, Agnelo tem a grife política Alves no sangue. Teve uma gestão bem avaliada. Junto com Gilson Moura, será um dos mais votados no município de Parnamirim.
Kelps Lima
Tem patrão forte, que é João Maia, está sendo investido pesado em sua campanha. Caso o PR tivesse saído sozinho para está campanha, sua chances seriam bem maiores.
Lauro Maia
O filho-hígio da ex-governadora Wilma de Faria, tem atenção governamental e poderá ser um dos mais votados, ao lado da sua "maninha" Márcia Maia. Os escândalos de corrupção em que esteve envolvido parece não ter afetado tanto assim a sua imagem nesta eleição.
Cláudio Porpino
Novato nem tanto assim, mas Cláudio tenta mais uma vez conquistar uma vaga na AL/RN. Sua campanha tem estrutura está bem organizada, fruto de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo. Tem base no Trairi e em Natal. Cláudio é meta eleitoral de Wilma e pode surpreender nas urnas.
Dibson Nasser
Poderá ser o único tucano na AL/RN, Dibson conta com a base eleitoral do pai, vereador Dickson Nasser, em Natal. Tem feito uma dobradinha com o seu patrão, Rogério Marinho.

Por último... Quem está na fila de espera com chances menores:
José Júlio
Foi prefeito de Antônio Martins. É um dos candidatos fortes do PT que pode assombrar a vida de Mineiro, ou pode até fazer uma dobradinha com ele. Tudo vai depender das urnas.
Sargento Regina
Apresentou uma campanha forte, mas agora parece perder o ritmo. O envolvimento em escândalos de corrupção a deixou num "mato sem cachorro". Sua vaga só depende da resposta de sua coligação nas urnas, força esta ainda não tão conhecida.
Roberto Germano
Ex-prefeito de Caicó, Germano é um dos defensores da candidatura de Carlos Eduardo. Sua entrada depende da desconhecida força da sua coligação.
Antônio Petronilo
Ex-prefeito de Parelhas, Dr. Antônio tem base no Seridó e espera que a força política do PMDB nas urnas possa puxar uma vaga para ele na AL/RN.
Dr. Pio Fernandes
Tem base política na região Oeste. Tem poucas chances, pois sua coligação é "cobra engolindo cobra".

A eleição para deputado estadual é muito difícil, até para quem vai comentar. Apontar um eleito, ou com chances reais de vitória não é fácil. O voto para deputado é volátil e tem uma margem de confiança muito pequena. Muitos chegam até a hora da votação sem candidato definido.

Ainda é grande o número de pessoas que definem os seus candidatos na hora do voto, como também é alto o índice de pessoas que digitam o número de um candidato na urna e depois corrigem para mudar de "opção".

Para mais reflexões existe uma frase que certa vez ouvi de um "ex-político" amigo meu: "Quem tem base, tem tudo!"